quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Associação Brasileira de Karatê-do Goju Ryu Litoral do Paraná.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATENÇÃO ASSOCIADOS A.B.K.G



 Banco do Brasil Agencia.0259-3 Conta Corrente 67723-X
 Caixa Econômica Federal Ag.0398 OP.003 Conta Corrente 3433-9



Oss Prof.Lourival Santos.


Títulos de chefe organizador e fundador de entidades




  
Kaicho -  Presidente da Sociedade .



Kaiso -  Fundador  .



Kancho -  Mestre da casa – O instructor mais alto de Ryu-Ha ou Kai-Ha específicos. Chefe/Diretor regional.) Dono do Dojo, não necessariamente um título de graduação.


Shibucho -  Chefe / Diretor da area ou região Também representante de um ramo ou região de uma associação.


Soke -  Mestre / Fundador de um Ryu-Ha.


Títulos de Shihan / Mestre


     Saiko-Shihan -  (Shihan Chefe/Supremo.) Shihan chefe de um grupo específico de Shihans de uma organização. Fundador de um sistema ou estilo. Este título também pode ser usado pelo sucessor do fundador de um sistema ou estilo. Esta pessoa é um Ju-Dan (10º grau de faixa preta) na maior parte dos casos.


 Shihan -  (Nível de mestre: com uma licença de hierarquia de Renshi-Shihan, Kyoshi-Shihan, Hanshi-Shihan) 5º Dan em diante se designado por qualificação por virtude através do aval da  Associação de Instrutores Chefes ou Chefe Administrativo de uma associação. Este título é concedido por uma carta o certificado, não por graduação isolada.


Títulos de instrutores


        Jokyo -  (Assistente Mestre / Sensei de Grau Avançado.) Sensei Menkyo com graduação de experiência; preâmbulo ao sistema Shihan Menkyo; do 4º ao 5º dan.


  Shidoin -  (Sensei ou Instrutor) Sensei Menkyo de graduação iniciante; preâmbulo ao Jokyo Menkyo; 3º Dan.


Jun-Shidoin - (Sensei Assistente / Instrutor) Pode ser tanto Ni 2º Dan ou San 3º Dan ou atuar como assistente para o Sensei.


Sensei -  (Professor.) Geralmente instrutores San Dan em diante, o título é obtido por certificado ou carta, não pela graduação isolada.


Sempai -  (Estudante Sênior e / ou Assistentes de Professores significa aquele sênior a você mesmo. Faixas pretas Sho- Ni- San Dan, ou aqueles que são seniores a você.


     


Títulos e credenciamento na graduações Goju Kai







         SHOU-GOU -é o sistema de títulos de mestres estabelecido pela Dai-Nippon Butoku-kai (fundada em 1895 em Kyoto). Consiste de três postos, Renshi, Kyoshi e Hanshi. O sho-go concedido pela All Japan Karate Do Goju-Kai (JKGA) e pela International Karate-Do Goju-Kai Association (IKGA), consiste de três postos similares e são portanto postos/títulos clássicos similares aos títulos concedidos aos samurais pelos seus Daymios no Japão durante o período feudal. 


       A concessão do sho-go é baseada no conhecimento de cada indivíduo, habilidade de ensino e caráter através do estudo do caratê. Portanto, é importante perceber que na moderna abordagem do karate, estes títulos/postos são muito mais difíceis de serem alcançados que as graduações de Dan convencionais e NÃO são automaticamente atribuídos com a precedência e a idade. O detentor destes títulos deve também ter feito contribuições significativas à comunidade do karate como um todo.



       O título/sho-go pode ou não ser concedido a um associado em exame, ou pode ser concedido após algum tempo de associação. Os três concedidos pela All Japan Karate Do Goju-Kai (JKGA) e pela International Karate-Do Goju-Kai Association (IKGA) previamente citados são: 



Renshi -(que pode ser concedido ao 5º Dan em diante, com mais de 35 anos de idade e pelo menos 2 anos após receber o 5º Dan).



    O caractere "Ren" significa "polido, temperado" e "shi" significa "pessoa". Logo, Renshi indica um "instructor polido" ou perito. O Renshi pode ser concedido ao 5º Dan moderno ou Dan superior. 
Portadores de licença de Renshi de associações japonesas usam uma faixa com uma listra branca sobre uma listra vermelha do lado de fora – preta do lado de dentro.










Renshi 6º e 7º Dan





Kyoshi -Kyoshi (que pode ser concedido ao 7º Dan em diante, com mais de 48 anos de idade e entre 4 e 6 anos após receber o 7º Dan e 6 anos após o Renshi).


O "Kyo" no Kyoshi significa "professor" ou "filosofia". Logo, Kyoshi equivale a um "professor" capaz de ensinar a filosofia das artes marciais, em outras palavras, um professor de professores. O Kyoshi pode ser concedido ao 7º Dan moderno em diante. Portadores de licença de Kyoshi de associações japonesas usam uma faixa com uma listra preta sobre uma listra vermelha do lado de fora – preta do lado de dentro -. O vermelho e o preto trocam de lugar para o Kyoshi de 8º dan.








Kyoshi 7º Dan





     Hanshi -  (que pode ser concedido ao 8º Dan em diante, com mais de 58 anos de idade e 10 anos após receber o 8º Dan e 10 anos após o Kyoshi).


O "Han" em Hanshi significa "exemplo, modelo" e indica "um professor que pode servir de modelo ideal para os demais", ou um “mestre sênior”. O Hanshi pode ser concedido ao 8o Dan moderno em diante. Portadores de licença de Hanshi de associações japonesas usam uma faixa vermelha por fora e preta por dentro.









Hanshi 8º e 9º Dan
Hanshi 10º Dan




  
      O recebimento de uma nova faixa ou graduação é feita em outra cerimônia Reishiki, que difere de Dojo para Dojo. Geralmente os estudantes são chamados à frente da classe, se ajoelham em seiza perante os seus instrutores, curvam-se, e recebem a sua concessão. A estrutura deste ritual varia de dojo para dojo, de associação para associação. 


Como você pode perceber, a graduação começa do 7º Kyu [Kyu significando “garoto”, denotando graduações mais baixas], uma graduação obtida meramente por ter sido aceito no dojo, desde que foi você quem tomou a decisão de buscar um treinamento formal. As graduações decrescem em número a partir do 7º Kyu até o Ikkyu [1o Kyu], o maior nível Kyu é a faixa marrom e após a submissão a um rigoroso Shinsa [audiência de graduação] de faixa preta e satisfazer os requerimentos estabelecidos, você luta para achar seu caminho de volta através das graduações de Yudansha ascendendo até o 10º Dan o 10º Dan é a maior graduação alcançável, e é muito rara!


    Seguindo uma estrutura de mérito, como o sistema de faixas, o instrutor dispõe de um modo de entender o desenvolvimento e a progressão das habilidades de seus estudantes e pode ensinar a eles de acordo com os seus padrões estabelecidos. Esta também é uma parte importante do Dojo Reishiki e relaciona-se mais tarde com o Shihan Menkyo e o sistema Fuku ou Jun Shidoin.



Katas Ikga Brasil Goju kai e seus significados


KATAS GOJU KAI


O kata é uma sequência de técnicas defensivas e ofensivas pré-estabelecidas, que é realizado individualmente (ou em grupo) contra vários adversários imaginários. Deve-se dar atenção especial a três aspectos fundamentais do Karate na execução do Kata:
1
 - A contração e o relaxamento muscular. 
2
 - A expansão e contração do corpo no menor espaço de tempo e a velocidade que as técnicas são executadas (o somatório desses fundamentos é denominado Kime (explosão máxima do golpe). 
3
 - E o Embusen, ou linha de atuação, que é único para cada kata. 

Apresenta-se a seguir o nome e significado das katas de Goju-Ryu. Muitos dos nomes são números chineses simbolizando conceitos budistas. Todos os katas começam com uma técnica de defesa, para nos lembrar que as artes marciais servem para nossa defesa e dos valores mais importantes da sociedade

Taikyoku Kata-Bases


Taikyoku- significa, literalmente, o primeiro estágio. Um termo filosófico para o seu significado: Forma original do Universo ou Universo em Construção. As versões de Goju-Ryu, mais especificamente, na linhagem japonesa conhecida como Goju-Kai, foram adaptadas por Gogen Yamaguchi que os adequou às peculiaridades do estilo, tal como o Shiko e o Sanchin Dachi. Todos eles seguem a movimentação básica em forma de H padrão.
 No estilo Goju-Kai, são dez formas de Taikyokos, treinados como formas introdutórias às séries fukyu. Os seis primeiros Taikyokos são derivados dos gekisais. Os quatro katas seguintes originam-se de katas avançados : Taikyoko kake-uke utiliza-se de partes do kata Shisochin; os katas Taikyokos mawashi-uke ichi e ni contêm aspectos do Seisan e Suparinpei. Assim, ao atingir um nível avançado, os praticantes estarão melhor preparados para as técnicas exigidas no estágio em que se encontram.

TAIKYOKU JODAN DAI ICHI
TAIKYOKU JODAN DAI NÍ
TAIKYOKU  CHUDAN DAI ICHI
TAIKYOKU CHUDAN DAI NÍ
TAIKYOKU  GEDAN DAI ICHI
TAIKYOKU GEDAN DAI NÍ
TAIKYOKU KAKE UKE DAI ICHI
TAIKYOKU KAKEU UKE DAI NÍ
TAIKYOKU MAWASHI UKE DAI ICHI
TAIKYOKU MAWASHI UKE DAI NÍ

Sanchin Kihon kata

     Significa (três batalhas). Ele não se refere a batalhas reais, ou físicas, mas a batalha interna que se aproveita do corpo, mente e espírito por meio da força de vontade. É um clássico do Kata rígido (GO), que envolve tensão muscular contínua por todo o corpo, bem como a rigidez do (Ibuki), ou seja, respiração. Esta respiração é alta, concentrada e intensa, e o kata é todo realizado na base Sanchin dachi.

Tensho kihon kata


     Ten significa rodar e Sho significa mão aberta. Este kata foi desenvolvido pelo Sensei Chojun Miyagi da kata Rokkishu do stilo chines garsa branca. Rokkishu significa seis mãos e denota as diferentes posições de mãos neste kata. Tensho combina os movimentos com suavidade.
É a combinação entre a tensão com uma forte respiração e movimentos de mãos suaves e fluidos.


Gekisai dai ichi / Gekisai dai ni


    Significa ataque e destruição. Estas katas, foram inicialmente introduzidas pelo Sensei Chojun Miyagi em 1940. Este nome fica a dever-se à época em que foram criadas estas katas, o período da 2ª Guerra Mundial, Dai Ichi - número um, Dai Ni - número dois, além de ser composto de técnicas básicas que facilitam a aprendizagem posterior de técnicas mais complexas encontradas nos katas clássicos, a partir de Saifa.

kaishu kata(katas clássicos)


Saifa

    Saifa significa romper e esmagar ou esmagar e partir em várias partes. Esta kata é de origem chinesa e foi trazida para Okinawa pelo Sensei Kanryo Higaonna. Ataques para os lados e técnicas de libertação são realçados nesta kata. Os ataques são circulares com movimentos livres nas articulações do pulso, cotovelo e ombro como um chicote aumentando a velocidade e força.

Seiyunchin


       Significa Controlar e puxar. Esta kata é caracterizado pela respiração e movimentos lentos com muchimi. Todos os movimentos são técnicas de mãos, sem pontapés. Esta kata dá ênfase às posições fortes e estáveis e tal com o seu nome diz, existem muitas técnicas de puxar e atacar.

Shisochin


    Shisochin, significa ataque a quatro portas ou ataques e defesas em quatro direções podendo também significar literalmente, lutar em quatro direções. Uma razão para isso é que este Kata normalmente inclui uma combinação de técnicas executadas em quatro direções. Pode também ser uma representação dos quatro elementos representados pela medicina chinesa : madeira, fogo, metal e água, e o homem que representa a Terra. Também de origem chinesa, esta kata foi ensinado ao Sensei Kanryo Higaonna pelo Sensei Ryu Ryu Ko. Movimentos de esquiva e de empurrar são realçados por movimentos de anca acentuados. Para além de técnicas de empurrão para distanciar o oponente, esta kata contém também técnicas de corpo a corpo, tais como ataques e chaves às articulações. Diz-se ser um dos katas favoritos Chojun Miyagi, em seus últimos anos, e que estava bem adaptado ao seu corpo.

Sanseru


      Significa o número 36, calculado pela fórmula 6x6. O primeiro 6 representa a vista, a orelha, o nariz, a língua, o corpo e o espírito e o segundo 6 representa a cor, a voz, o paladar, o cheiro, o tacto e a justiça. A kata tem igualmente 36 movimentos.
É caracterizada por movimentos rápidos na defesa de ataques de curta distância. Foi estudado por Miyagi Sensei junto a um aluno direto de Ryu Ryuko Sensei durante sua estada em Fuzhou, China início em 1916, Escrito em caracteres chineses, Sanseiru é o número 36. Simbolicamente, é calculado a partir da fórmula 6×6. O primeiro 6 representa olhos, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O segundo seis simboliza a cor, voz, olfato, paladar, tato e justiça. Já outros atribuem sua designação numérica às raízes no budismo. É importante salientar que os números tiveram um papel muito importante na linguagem dos chineses mais antigos antes da invenção do kanji. A variação moderna para a interpretação numérica do Kata, é a de que eles se referem a um método sistemático e compreensão de determinados agrupamentos de pontos de pressão vital. A partir desta ciência é que as artes marciais foram baseadas e desenvolvidas. Feng Yiquan, que viveu durante a Dinastia Ming (1522-1567) desenvolveu este método particular de usar variações dos 36 pontos proibidos para derrotar seus oponentes. Sanseiru pode ser encontrado em alguns estilos de boxe Chinês

Sepai


       Significa o número 18, calculado a partir de 6x3. O número 6 representa o mesmo que o segundo 6 da Sanseru (cor, a voz, o paladar, o cheiro, o tacto e a justiça). O número 3 representa o bom, o mau e a paz. O número 6 também faz referência aos olhos, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O 3 representa bons, maus, e paz. Não há interpretações que o liguem a atribuos budistas, mas 18 também é entendido como pontos de pressão vital do oponente. Este Kata exemplifica o verdadeiro espírito do Goju-Ryu de Okinawa : uma mistura de flexibilidade, técnicas circulares (o princípio JU) com rididez (o princípio GO).

Sesan



      Significa o número 13 ou seja dizer treze mãos. Contém oito técnicas defensivas e cinco de ataque, todas executadas com mudanças de direção. Na China, o número treze representa boa sorte e prosperidade. Na escola tradicional Goju-Ryu, há técnicas onde recua-se ao mesmo tempo em que o oponente é envolvido ao ser agarrado, mantido sob controle, e atingindo em algum ponto vital de seu corpo. Este Kata é um exemplo perfeito desse princípio. Ela enfatiza o combate a curta distância, com socos curtos e técnicas e chutes baixos para romper a defesa do adversário. Seisan é um Kata muito importante no estilo Goju-Ryu e deve ser praticado continuamente, pois é muito rico em informações, técnicas e conhecimentos Esta kata dá ênfase à luta de curta distância com socos curtos e pontapés baixos em várias direções. É caracterizada pela combinação de técnicas rápidas e explosivas contrabalançando com técnicas lentas e pesadas executadas com muchimi.


Kururunfa
   Significa o número 19 ou parar o ataque que vem e partir. Nesta kata, sobressaem o Tai Sabaki e os movimentos rápidos, também pode significar calma eterna. Foi estabelecidodo pelo mestre chinês de Higaonna Kanryo Sensei, Ryu Ryuku, mas o criador original deste kata é desconhecido. Kururunfa contém uma grande variedade de técnicas de mão aberta e, especialmente, da coordenação entre técnicas de mão e quadril. Como o Seisan, os movimentos suaves do Kururunfa são seguidos por movimentos rígidos. Porém, neste kata, a diferença entre rígido e o flexível são muito mais notáveis ao observarmos os movimentos lentos e prolongados seguidos de pausas com devastadoras técnicas explosivas. Kururunfa simboliza os ideais de Go (rígido) e Ju (flexível), com transições rápidas e arrebatadoras.

Suparinpei


      Significa o número 108. O antigo nome desta kata era Pichurin. Havia também antigamente 3 variantes desta kata, o Dai, Chu e Sho. Atualmente pratica-se a variante Sho. O número 108 tem um significado especial no Budismo, visto que acreditam que há 108 paixões demoníacas. Calcula-se pela fórmula 36x3. O número 36 tem o mesmo significado de Sanseru e o número 3 representa o passado, o presente e o futuro. Suparinpei é o kata que contém o maior número de técnicas e variações. Seu significado sugere forte referência ao budismo: (Pechurin), Cento e oito (3×36 = 108). Acredita-se que o homem possua 108 paixões maléficas e, por isso, nos templos budistas, todo 31 de dezembro, à meia-noite, um sino soa 108 vezes para afugentar os espíritos do mal. O número 108 é calculado a partir de 3×36. O simbolismo do número 36 é o mesmo contido no Sanseiru. Entre as mais diversas técnicas, Suparinpei inclui o controle da respiração, e contém o maior número de aplicações com profundidade de significados. Este kata engana na medida em que parece simples na execução, mas quando combinado com as transições e aos tempos de execução, é superado apenas pelo Sanchin em dificuldade técnica e compreensão. Suas técnicas podem ser encontradas em alguns estilos de Boxe Chinês. Dizem que, dominar o Suparinpei é domínar do sistema Goju-Ryu.


Esta classe de katas, somente deve ser executados a partir do
 6º dan. Por se tratar de katas com significados muito profundos e que somente karatecas que após muitos anos de prática conseguem decifrar o significado de sua aplicação

Genkaku


Significa Garça misteriosa, Gen significa profundo, escuro, negro, misterioso, obscuro, e Kaku significa garça. Deste modo, podemos traduzir o nome deste Kata como Garça Negra ou Garça Misteriosa.

Chikaku

 
Significa Garça da terra, Chi quer dizer terra, solo, e Kaku, assim como no kata acima, pode ser entendido como garça. Portanto, a tradução deste Kata pode ser entendida como Garça da terra.