ABKG


    
     
Karate-Do Goju-Ryu no Brasil
O Karate-Do Goju-Ryu no Brasil
A Linhagem Goju-Kai no Brasil

O Karate-do Goju-ryu do Mestre Yamaguchi, ou seja a Goju-kai, foi implantado no Brasil pelas mãos do Mestre Ryuzo Watanabe (1923 – 1998), Hanshi 9º Dan, que dedicou toda a sua vida na divulgação das Artes Marciais, não só no Brasil, mas por toda a América do Sul. Mestre Ryuzo Watanabe chegou ao Brasil em Dezembro de 1929, com 6 anos e 11 meses, imigrante do Japão.Praticou Jiu-Jitsu, Judo e Kendo. Trabalhava na lavoura e sua vocação pelas Artes Marciais o levava a estar em treinamento sempre constante. Aos 37 anos, Mestre Ryuzo Watanabe conhece a Arte que mudaria sua vida. O Karate. Determinado, inicia então um treinamento árduo de 6 horas diárias.

Em meados de 1962, Mestre Ryuzo Watanabe, recebe o cargo de diretor da sucursal do Karate-do Goju-ryu para o Brasil, nomeação esta feita diretamente pelo Mestre Yamaguchi Gogen.Mestre Ryuzo Watanabe foi em 1963 diretor da Associação Brasileira de Karate, em 1964 Vice-Presidente e em 1965 se torna Presidente da Associação Cultural de Karate. Em 1975 Mestre Ryuzo Watanabe recebe a nomeação definitiva vinda do Grão Mestre Yamaguchi Gogen, como representante do Karate-do Goju-ryu no Brasil e mais tarde para toda a América do Sul.
Fundador e Presidente da U.K.G.B. (União Karate-do Goju-ryu do Brasil) e da U.S.K.G. (União Sul-Americana de Karate-do Goju-ryu) e Vice-Presidente da I.K.G.A. (International Karate-do Goju-kai Association), Mestre Ryuzo Watanabe, nos fazia sentir honrados de sermos seus discípulos, seja pela sua técnica, pela sua força de vontade, pela sua perseverança, pela sua devoção à Arte. Mestre Ryuzo Watanabe nos ensinava o sentido das palavras honra, honestidade, dignidade, fatores estes essenciais na formação do Homem Íntegro e do bom karateca.

Infelizmente Mestre Ryuzo Watanabe teve que partir para uma nova missão, em 05 de Dezembro de 1998, faleceu vítima de um câncer no estômago, nos deixando aqui a missão de dar continuidade a seu árduo trabalho, nunca nos esquecendo de todos os seus ensinamentos e exemplos por ele deixados, para o engrandecimento de toda uma Arte, uma Cultura, uma Tradição. O Karate.

O poder está em suas mãos.OSS

O significado de Goju-Ryu
  GO = RÍGIDO
     JU = FLEXÍVEL
   RYU= ESTILO

O Goju-ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina como agir: se com energia ou brandura, rapidez ou suavidade. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluída e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente.
.